Na listagem estão produções sobre temas de atualidades, filosofia, história e ciências exatas. Jacqueline Sobral, Doutora em Educação (PUC-Rio) e professora do IBMR, selecionou dois filmes e um documentário. Segundo a especialista, os longas mencionados são fundamentais para entender relações históricas e sociais, assuntos recorrentes na prova.
1. “The true cost”
O documentário é um “soco no estômago” e mostra como a indústria do fast fashion, roupas de custo baixo fabricadas para serem descartadas, escraviza pessoas na Índia e em outros países e qual é o impacto desse sistema ao meio ambiente.
2. “O sorriso de Monalisa”
Retrata o conservadorismo dos anos 1950 nos Estados Unidos e a função que cabia às mulheres na época: cuidar do marido e dos filhos. No filme, Julia Roberts é uma professora de arte que chega a uma escola de meninas para apresentar às alunas novas formas de pensamento. Além de discutir feminismo, ao assistir ao longa o espectador é convidado a refletir sobre o que pode ser considerado arte e qual é o papel da educação.
3. “O menino do pijama listrado”
Trazendo a realidade da Segunda Guerra Mundial e os campos de concentração, o filme aborda o período a partir da percepção de duas crianças que estão em polos opostos — um menino é filho de um oficial nazista e o outro é judeu. É uma oportunidade de rever questões ligadas à crueldade do regime e, ao mesmo tempo, refletir sobre a existência de diferentes pontos de vista sobre uma mesma realidade.
4. “Reign”
A produção traz fatos históricos, a vida na corte e ajuda a entender como funcionava o sistema feudal, a monarquia absolutista, entre outros aspectos. "Reign" ainda mostra diplomacias e jogos de poder do século XVI. Acontecimentos e guerras também são citados na série.
5. “O labirinto do Fauno”
A história se passa na imaginação da menina Ofélia. De 2006, o filme aborda os desdobramentos da Guerra Civil Espanhola fugindo das formas convencionais dos filmes de guerra.
6. “Narcos”
Baseada em fatos reais, a trama aborda o tráfico internacional de drogas e questões como conflitos políticos e terrorismo. “Narcos” mostra de forma realista a ascensão do narcotraficante Pablo Escobar. A série traz temas atuais e leva o espectador a pensar até mesmo sobre geopolítica. Além disso, retrata a Colômbia do final da década de 1970.
7. “Explicando”
A série documental da Netflix explora diversos temas polêmicos e relevantes atualmente, como a ascensão das moedas digitais e a razão do fracasso das dietas. É uma boa ferramenta para questões de atualidades e temas de redação.
8. “Merlí”
Sobre um professor catalão do ensino médio, a série fala de filosofia de uma forma diferente. Nietzsche e Schopenhauer, por exemplo, são alguns dos filósofos mostrados no título. Além disso, questões como política, sexualidade e o interesse e respeito pela vida escolar também são abordadas.
9. “House of Cards”
A série discorre sobre elementos da política americana. Em termos geopolíticos, há informações interessantes para estimular debates e reflexões, mas que devem ser encaradas com cuidado pelos estudantes, pois são elementos ficcionais.
10. “13ª Emenda”
O documentário relaciona a escravidão, o sistema de criminalização e a prisão dos negros nos Estados Unidos. O filme também ajuda a entender como foi o processo de integração dos negros naquela sociedade após a abolição da escravidão, passando pela luta pelos direitos civis na metade do século XX.
11. “Cowspiracy”
Material de estudo para as temáticas de atualidades, o documentário aborda o aquecimento global e a destruição dos recursos naturais. O filme destaca pontos negativos da agropecuária intensiva e critica as razões pelas quais o problema é ignorado pelos grandes grupos ambientalistas.
12. “Chatô, o rei do Brasil”
O filme retrata a vida de Assis Chateaubriand, um dos grandes nomes da imprensa brasileira e o responsável pelo surgimento da TV no Brasil. O longa é ideal para aprender sobre a história da imprensa no Brasil em meados dos anos 1950 e 1960.
13. “The Crown”
A série inspirada na biografia da rainha Elizabeth II narra acontecimentos políticos, relacionamentos e a rivalidade enfrentada pela majestade. Os episódios também giram em torno dos momentos políticos, econômicos e sociais da época – mostrando fatos que moldaram o século XX. Ao retratar o cenário em que a mulher estava inserida nos anos 1950, ainda é possível ver questionamentos da Rainha sobre tradições e obrigações.
14. “The get down”
Ambientada em Nova York em 1977, a série mostra o nascimento do hip-hop pelo cotidiano da juventude negra. Ela ajuda a compreender melhor alguns acontecimentos históricos, como os movimentos culturais dos Estados Unidos.
15. “Os Capacetes Brancos”
O documentário conta a história de uma organização voluntária civil de mesmo nome que resgata feridos dos bombardeios na Síria. O documentário é ideal para compreender mais sobre a guerra, que já deixou milhares de mortos e provocou a emigração de mais de 5 milhões de pessoas, de acordo com dados da ONU.
16. “12 anos de escravidão”
O filme é baseado na biografia de Solomon Northup, um homem negro que foi sequestrado e vendido como escravo nos Estados Unidos, sendo obrigado a trabalhar por 12 anos em lavouras. O longa mostra o processo de escravização dos povos africanos e afro-americanos nos Estados Unidos.
17. “O começo da vida”
A série de seis episódios, que reúne especialistas e personagens de nove países de diferentes continentes, tem como questão central a pergunta: “estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?”. Explorando a fundo diversos aspectos da infância, criação familiar e educação infantil, a produção parte da descoberta da neurociência que diz que os humanos são resultado da combinação genética, qualidade das relações e do ambiente em que estão inseridos.
18. “A máscara em que você vive”
Com o objetivo de fazer entender "o que é ser homem" na sociedade, o filme mostra um exercício didático de um professor que, ao reunir oito dos seus alunos, todos meninos com idades entre 13 e 16 anos, promove reflexões por meio da confecção de uma máscara de papel. Essa é a máscara da masculinidade, e o título explora as relações entre o objeto e questões como machismo e violência.
19. “Anne with an E”
A série mostra uma garota de 13 anos chamada Anne, que é criada por pais adotivos e pertence a uma classe social inferior à de seus colegas de escola. Temas como desigualdade social, bullying e relação familiar são abordados com o passar dos episódios.
20. “A lista de Schindler”
O filme se passa no Holocausto e mostra a trajetória de um empresário alemão, que usou da sua influência no regime nazista para salvar a vida de milhares de judeus durante a Segunda Guerra. O longa retrata o regime de Hitler, mostrando a guerra do início ao fim.
21. “Bastardos inglórios”
Uma garota judia, proprietária de um cinema na Paris ocupada, é forçada a apresentar um filme nazista quando soldados americanos, chamados de “bastardos”, planejam um ataque.
22. “Ele está de volta”
Adolf Hitler acorda na Alemanha de hoje, como se não tivessem se passado mais do que alguns segundos entre a Segunda Guerra Mundial e a atualidade. Perdido em um mundo mais tecnológico e conectado, logo encontra ajuda na amizade com um cinegrafista freelancer, que se interessa por sua história e começa a acompanhá-lo, enquanto passa a ganhar fama nas ruas e a reconstruir o Partido Nazista. O longa leva o espectador a refletir sobre o que aconteceria se Adolf Hitler existisse nos dias atuais e qual seria a aceitação da população.
23. “Chuck Norris vs. Communism”
O filme ilustra mudanças na Romênia, no período em que o ditador Nicolae Ceausescu controlava o acesso à informação de forma rígida. Na história, uma mulher traduziu milhares de títulos do cinema ocidental e vendeu-os no mercado clandestino, o que semeou uma revolução.
24. “Bem-vindo a Marly-Gomont”
Baseado numa história real, o filme retrata o drama de um médico do Congo que se muda com a família para um vilarejo francês, onde as diferenças culturais lhe rendem algumas surpresas.
25. “What the health”
O principal objetivo do documentário é alertar o público a respeito do consumo de alimentos transgênicos e qual o impacto deles na saúde. O filme ainda levanta questionamentos sobre alimentos processados de origem animal e como a produção destes afeta na saúde humana e no meio ambiente.
26. “Live and let live”
“Viva e deixe viver” faz uma análise da relação humana com os animais, abordando a história do veganismo. O documentário conta histórias reais de pessoas que escolheram se tornar veganas e quais as razões éticas e ambientais que as fizeram mudar seus hábitos.
27. “Sustainable”
O documentário levanta algumas questões da agricultura nos Estados Unidos. É apresentada uma investigação sobre o sistema alimentar americano, mostrando o impacto ambiental causado pela maneira como a agricultura funciona. Perda de solo, esgotamento de água, uso de pesticidas e mudanças climáticas são alguns dos pontos abordados.
28. “She's beautiful when she's angry”
A produção aborda as origens do feminismo na década de 1960, com entrevistas com as líderes da época e um paralelo com o ativismo de hoje, analisando os direitos conquistados e os que ainda estão por vir.
29. “Absorvendo o tabu”
Na Índia rural, onde o preconceito com a menstruação persiste, mulheres produzem absorvente de baixo custo e caminham para a independência financeira.
O tema ainda pode ser relacionado a dois casos recentes do parlamento britânico, como o da jovem que convenceu o governo a distribuir absorventes nas escolas e, o outro, da inclusão do tema “saúde menstrual” na grade escolar.
30. “Black Mirror”
A série de episódios independentes representa um mundo em que a tecnologia ocupa lugar central, embora as histórias sejam sempre sobre relações humanas. Apesar de ambientados no futuro, seja próximo ou distante, os episódios podem ser uma ferramenta para repensar o estilo de vida.
31. “Banco ou Bitcoin”
O filme conta como a chegada da internet gera uma batalha ideológica entre o modelo bancário tradicional e libertários que acreditam que a tecnologia vai trazer uma nova liberdade econômica. Repleto de entrevistas com especialistas e entusiastas, o documentário conta momentos marcantes da moeda digital e retrata o futuro da Bitcoin, a controversa tecnologia que pode reduzir o poder dos bancos centrais.
32. “O banqueiro da resistência”
Baseado numa história real, a produção mostra um banqueiro na Amsterdã ocupada que põe em risco a família e o futuro ao criar um banco clandestino para financiar a resistência ao Nazismo.
33. “Seremos história?”
Nomeado em 2014 mensageiro da paz da ONU para o clima, Leonardo DiCaprio viaja pelo mundo investigando as consequências do aquecimento global provocado pelo homem e as medidas que estão sendo tomadas para revertê-lo. Ao assistir ao documentário, que tem participações de Barack Obama e Papa Francisco, ficam as reflexões a respeito do papel que cada um pode fazer para transformar o local em que vive.
34. “NOVA: em busca da superbateria”
O filme é apresentado pelo escritor e apresentador David Pogue, especializado em ciência. Ele aborda um problema que vem impedindo que a tecnologia avance numa velocidade ainda maior que a atual: a limitação das baterias de íons de lítio. O apresentador mergulha nas inovações do campo de energia que podem ajudar a criar um futuro mais sustentável.
35. “Império de memes”
O documentário explora as diferentes jornadas de quatro influenciadores de mídias sociais, mostrando a forma como essas pessoas se mantêm relevantes na era da irrelevância.
O filme não se aprofunda apenas nos sacrifícios que precisam ser feitos para alcançar a fama, mas foca em como esse trabalho domina a vida dos influencers. A produção ainda deixa o questionamento quanto ao domínio que as tecnologias exercem sobre as pessoas.
36. "Em Busca dos Corais"
As filmagens do documentário acompanham um grupo de mergulhadores, cinegrafistas e cientistas. Eles tentam descobrir os motivos dos recifes de corais por todo o mundo estarem morrendo em uma velocidade alarmante.
São feitas entrevistas com ambientalistas e biólogos marinhos para tentar entender a situação mundial dos recifes. Com o aumento das emissões de carbono e o aquecimento da temperatura marítima, os corais estão branqueando e isso é um sinal da morte das formações rochosas.
37. “Nosso planeta”
A série documental traz imagens inéditas do mundo todo e mostra como as mudanças climáticas têm impacto sobre todas os seres vivos. Segundo o serviço de streaming, a produção foca “na diversidade de habitats ao redor do mundo, como o remoto Ártico, as profundezas misteriosas dos oceanos, as vastas paisagens da África e as selvas variadas da América do Sul”.
38. “A Segunda Guerra em cores”
A série documental mostra o contexto do evento em 13 episódios. Na produção, é possível aprender sobre a situação da França durante o conflito e qual o papel do Japão no cenário, além da relação do país com o então governo americano.
39. “Terra”
O documentário promove a reflexão sobre os animais serem os refugiados esquecidos pelos humanos. Assim, questiona a relação com outras criaturas do mundo à medida que as pessoas se afastam cada vez mais da natureza
40. “72 dangerous places to live”
Em seis episódios de uma hora, a série inédita desvenda os 72 ambientes mais insalubres e expostos que os seres humanos ocupam no planeta. Entre as fontes estão especialistas e moradores que explicam os perigos, a história, as soluções criadas para minimizar os problemas e por que ainda há pessoas vivendo nas condições críticas que cada um deles apresenta.
O documentário revela a capacidade humana de reagir à destruição causada pelas gerações anteriores. Alguns dos problemas citados são poluição, enchentes, zonas de erupções vulcânicas ou de avalanches, rota de furacões e regiões com água e solo contaminados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário